Jovens das Oficinas Querô realizam estreia no Cine Roxy


 

Evento acontece no próximo dia 4 e reúne apoiadores, elenco, amigos e convidados especiais

 

Depois de um ano de atividades com jovens e interessados em cinema e audiovisual, o Instituto Querô realiza sessão especial no Cine Roxy, em que serão apresentados curtas metragens produzidos ao longo de 2012. O evento acontece no próximo dia 4 (terça-feira) e reúne apoiadores, elenco, amigos, familiares e convidados especiais.

Alguns dos temas escolhidos para os filmes ajudam a registrar a história da cidade de Santos, como o documentário Carregadores do Monte Serrat, que mostra um pouco da vida no morro e a difícil tarefa de homens que trabalham subindo, todos os dias, 402 degraus com objetos nas costas. Entre as produções, também está a ficção infantil “O Pequeno Monstro – a primeira a conter efeitos especiais realizada pelo Instituto.

Além dos curtas metragens, também serão apresentados mini metragens feitos por alunos das escolas pblicas de Santos, por meio do projeto Querô na Escola. Aproximadamente, 700 estudantes participaram de oficinas ministradas em 15 escolas diferentes. Uma das turmas chegou a conquistar o principal prêmio deste ano no Festival de Cinema de Santos, na categoria Curta Escola.

Durante a estreia também acontecem homenagens a parceiros que colaboraram com o projeto. A cerimônia será somente para convidados, mas em breve, serão realizadas sessões gratuitas em locais pblicos da Cidade.

 

O Instituto Querô

 

Em 2004, o cineasta Carlos Cortez e a produtora Gullane iniciaram pesquisa nas áreas mais carentes da região portuária de Santos para compor o elenco jovem do longa metragem “Querô”. Durante um ano de pesquisa, mais de 1200 jovens participaram de testes e 40 deles foram convidados a integrar o elenco do filme. Para participar, eles foram capacitados por meio das Oficinas Querô de preparação de elenco.

Após as filmagens do longa metragem, estimulados pelos talentos descobertos, a Gullane Filmes, junto ao UNICEF, desenvolveu um projeto de continuidade, criando as Oficinas Querô – empreendedorismo e cidadania por meio do cinema. Com o apoio da Prefeitura de Santos, Sesc e Unisantos, as Oficinas chegam, hoje, aos sete anos de trabalho, oferecendo capacitação audiovisual ao jovens, produzindo filmes vencedores de prêmios em diversos festivais de cinema no mundo.

 

Cinescola Querô

 

          Após 8 anos de trabalho, o Instituto Querô atuará de forma mais intensa na cidade de Santos assim que seu mais novo projeto iniciar suas atividades. Trata-se do Cinescola Querô – um espaço cultural no coração do Porto, já aprovado pela Lei Rouanet e que aguarda a captação de recursos para iniciar suas obras.

No local, serão ministrados cursos de cinema e vídeo aos estudantes ou recém-formados em escolas públicas. Haverá também uma sala de cinema, da qual toda a comunidade poderá desfrutar a preços populares. Além disso, será o espaço das equipes do Instituto Querô e da Querô Filmes – produtora ligada ao Instituto que atua profissionalmente e insere, a cada novo trabalho, mais jovens capacitados em audiovisual ao mercado de trabalho. A prefeitura de Santos cedeu para esta obra um galpão, que está localizado ao lado do Mercado Municipal. O Cinescola Querô pretende contribuir com os esforços da Prefeitura de Santos para restaurar a região do Mercado Municipal e dar a ela uma destinação cultural e turística, que inclua os moradores do seu entorno.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s