Arte, cultura e jornalismo cultural de ontem e de hoje


Vila do Teatro abriga debate sobre Patrícia Galvão, a difusão da vanguarda e da experimentação teatral

cartaz pagu raphael

Os últimos anos de vida de Patrícia Galvão (Pagu) em Santos, sua atuação na área cultural e a atualidade de seu pensamento é o mote de vários debates realizados em Santos, com a jornalista e pesquisadora Márcia Costa, autora do livro De Pagu a Patrícia – o último ato (Dobra Editorial/Prefeitura de Santos), obra que busca revelar a intelectual por trás do mito. No dia 08 de maio (quarta-feira), às 20h, na Vila do Teatro, com o tema “Patrícia Galvão, a vanguarda e a experimentação teatral”, a proposta é refletir sobre as relações entre a arte praticada nos anos 50 e hoje.

Em 1954, Patrícia, que já não mais queria ser chamada de Pagu, atua como jornalista em A Tribuna, produz peças de teatro, eventos literários e difunde a vanguarda. No jornal imprimiu as marcas do seu último ato, registrando a produção artística da época sob uma visão moderna e cosmopolita. A análise dos artigos de Patrícia e as entrevistas com testemunhas de época permitiram a Márcia narrar a força de Patrícia na luta apaixonada pelo teatro, marcada pela participação na vitoriosa campanha pela construção do Teatro Municipal, na criação da União de Teatro Amador de Santos, no apoio à realização de importantes festivais, no incentivo aos jovens talentos como Plínio Marcos, na formação de grupos amadores e na divulgação e na produção de peças de vanguarda, como Fando e Lis (Fernando Arrabal), A Filha de Rappaccini (Octavio Paz). Para escrever suas colunas, Patrícia mantinha contato estreito com grandes artistas e intelectuais do período. O vasto material publicado no jornal e a sua prática no campo cultural se traduz em verdadeiras aulas. “Ela discutiu o país por meio das vanguardas culturais e artísticas. Aprende-se muito com essa mulher generosa, forte e polivalente, intelectual por vezes ofuscada pelo mito”.

O evento é aberto aos mais diversos públicos e tem entrada gratuita.  A Vila do Teatro fica na Rua Visconde do Embaré, nº 6, na Praça dos Andradas, Centro.

Anúncios
Postado em Sem categoria

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s