Uma Palhaçada Federal se apresenta neste domingo no Saboó


A circulação do grupo OS PANTHANAS foi contemplada com o Fundo de Apoio a Cultura 2012 -FACULT – da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura Municipal de Santos.
ju
 

Sobre o espetáculo

Em 2010 o grupo é contemplado com o Fundo de Apoio a Cultura de Santos, o FACULT, que garantiu a montagem do espetáculo, que circulou em 2011 por São Paulo capital e interior, Rio de Janeiro, grande ABC e principalmente na Baixada Santista.

Em 2012 o grupo se dedicou as oficinas de circo na Vila do Teatro. Com o amadurecimento da peça e os resultados positivos consequentes de um trabalho continuo de pesquisa e formação, Os Panthanas propõem para 2014 um espetáculo reformulado com novas possibilidades cênicas que vêm acompanhadas com a entrada de um novo integrante no grupo, oriundo das oficinas de circo e teatro de rua ministradas na Vila do Teatro e de atualizações que dialogam com acontecimentos políticos recentes.

Foi contemplado novamente na terceira edição do FACULT dessa vez com um projeto de circulação de 10 apresentações do espetáculo por bairros pouco atendidos por políticas públicas para cultura em Santos.

Proximas apresentações:

Dia 23/03, domingo as 17h na Praça em frente a Escola Municipal 28 de Fevereiro no Bairro do Saboó;

Dia 26/03, quarta feira as 14h no Espaço Cultural do Mercado Municipal na Praça Iguatemi s/n no Bairro Vila Nova.
GRATIS.

 
 
Uma Palhaçada federal 2014 

Três palhaços cansados com as dificuldades e banalização da profissão buscam soluções por uma vida mais confortável. Fuxico convence Chevette e Xaveco que a melhor solução é estar na carreira política e dEscrever sem formataçãoecide se candidatar a presidência da república.

Através da estética e técnica do circo UMA PALHAÇADA FEDERAL é uma divertida sátira dos processos mercadológicos que envolvem as eleições.
Sobre o grupo 

O grupo Os Panthanas – Núcleo de Pathifarias Circenses nasceu na Oficina Escola Livre de Circo – Santos em Abril de 2005. É o primeiro grupo da Baixada Santista que pesquisa exclusivamente a linguagem circense, mais especificamente para as ruas.

Essa oficina, ministrada pelo Núcleo Pavanelli de São Paulo, teve como objetivo implementar uma Escola de Circo com aulas permanentes e que proporcionasse aos participantes uma capacitação profissional, para execução de números circenses, espetáculos e formação de instrutores.
Com aulas de história do circo, teatro, teatro de rua, expressão vocal, percussão, perna de pau, malabares, acrobacias, trapézio, tecido e palhaço, o curso foi tomando forma e foram se de alguns alunos com maior interesse na formação circense e na atuação como profissionais da área.

Formaram no início de 2005 Os Panthanas, foram mais de 200 apresentações por todo a Baixada Santista, em ruas, palcos, praças e festivais, que conferiram ao grupo experiência e maturidade artística e a convicção pela opção de levar o circo para as praças e palcos do Brasil.

Entre 2007 e 2010, os integrantes do grupo se dedicaram também a multiplicar as artes circenses e ministraram atividades em todas as cidades da Baixada Santista e algumas do vale do Ribeira, a saber: Santos, São Vicente, Guarujá, Mongaguá, Peruibe, Praia Grande, Cubatão, Bertioga, Iguape, Itariri, e Itaoca . A intenção era passar adiante o que foi absorvido em aula e divulgar e fomentar o circo pela Região e consolidar o nome e o trabalho do grupo.

Nesse período realizou circulação pelo estado de São Paulo, em diversas cidades, festivais e mostras com o 1º espetáculo do grupo “Brasileirinho”, que estreou em 2006 e tinha como mote o circo tradicional, a linguagem do teatro de rua, o palhaço e uma pesquisa das diferentes sonoridades e musicalidades do povo brasileiro.

Em 2008 estreou o espetáculo “PANTHANAS ET CIRCENSES –Interlúdio acrobático em 5 movimentos”, concebido para palco italiano e com criação coletiva, uma homenagem do grupo, através da linguagem circense, ao teatro.

Em 2011 estreia “Uma palhaçada federal” que é o 3º espetáculo do grupo e foi contemplado em 2010 com o 1º Facult (Fundo de Apoio a Cultura de Santos). Esse espetáculo está em circulação e já se apresentou em festivais de teatro de rua e circo em São Paulo capital, Mogi das Cruzes, pela Baixada Santista e Rio de Janeiro.

Em 2012 o Grupo se dedicou a atividades de formação de um novo grupo circense a partir das aulas de circo ministradas na Vila do Teatro, assim como na gestão e programação desse novo espaço de ocupação, resistência e militância na Baixada Santista junto a Trupe Olho da Rua.

Em 2013 retomam circulação do espetáculo “Uma palhaçada federal”, e iniciam pesquisas para a próxima montagem do grupo.

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO 


DRAMATURGIA E ELENCO
Sidney Herzog, Junior Brassalotti e Pablo Bailoni

ORIENTAÇÃO
Caio Martinez Pacheco

FIGURINOS e MAQUIAGEM
Kadu Veríssimo

TRILHA SONORA ORIGINAL

Direção Musical: Victor Fortes
Produção musical: David Karnauchovas
Músicos: Núcleo Musical da Vila do Teatro com David Karnauchovas, Victor Fortes, Adriano Guillen, Matheus Ferreira, João Luiz Pereira e participação vocal de Raquel Rollo, Bruna Telles e Daniel Meirelles

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Luiz Fernando Almeida – Superbacana Produções

CENOGRAFIA
Os Panthanas

FOTOS
Rafaella Martinez Vicentini

DESIGNER GRÁFICO
Betinho Neto

ILUMINAÇÃO
São Pedro

PRODUÇÃO
Os Panthanas – Núcleo de Pathifarias Circenses

GÊNERO: Comédia

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Livre

CONTEÚDO E TEMA: Sátira, comédia, política.

SERVIÇO:

Os Panthanas – Núcleo de Pathifarias Circenses

apresentam: UMA PALHAÇADA FEDERAL

QUANDO:

Dia 23/03, domingo as 17h na Praça em frente a Escola Municipal 28 de Fevereiro no Bairro do Saboó;

Dia 26/03, quarta feira as 14h no Espaço Cultural do Mercado Municipal na Praça Iguatemi s/n no Bairro Vila Nova.
GRÁTIS 

Apoio 

Vila do Teatro, Trupe olho da Rua, Movimento Teatral da Baixada Santista, Superbacana Produções, Lima Limão Studio e Olhar Caiçara.

Apoio Cultural 
FACULT, Prefeitura Municipal de Santos, Secretaria Municipal de Cultura.

Anúncios
Postado em Sem categoria

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s